x
   
a empresa produtos quem usa? aprenda onde comprar contato
MENU
Santo Angelo

_biografia

 
O violonista e compositor Ricardo Giuffrida pode ser incluído numa categoria única, e certamente rara, de instrumentistas que são capazes de combinar a técnica e disciplina da música erudita, e misturá-las aos ritmos e harmonias mais complexos da MPB e do Jazz.

Iniciou seus estudos muito jovem, influenciado pelo pai, o músico e compositor Fernando Guê, tendo o privilégio de crescer num ambiente cercado de ilustres músicos da MPB.

Aos dezessete anos, ingressa na Faculdade de Medicina da USP. Além disso, dá início aos seus estudos de violão erudito com o renomado mestre Henrique Pinto, e de Guitarra Flamenca com o espanhol Agustin Carbonel ‘El Bola’.

Durante a vida acadêmica, foi por seis vezes finalista do Prêmio Abril de Música, patrocinado pela USP e pela editora Abril.

Depois de graduar-se em medicina, inicia sua especialização na área de Psiquiatria e desde então administra ambas as carreiras de forma exemplar, ministrando workshops, trabalhando como músico de estúdio, e publicando muitos livros e artigos para o mercado musical.

Trabalhou como editor técnico da Revista Acústico e em 2006, lançou o livro "Toque de Mestre - Violão - Técnicas", sendo considerado um best-seller em todo o país.

Desde 2010, atua como colunista da revista Guitar Player, tendo lançado pelos mesmos editores, o livro "Violão - Estilos e Técnicas" em 2012.

Nas últimas décadas, teve a chance de se apresentar ao lado de grandes artistas brasileiros, como André Martins, Duca Belintani, Luciano Magno, Conrado Paulino, Guinga, Roberto Menescal entre outros.

Em 2015, Ricardo se apresentou no NAMM Show em Anaheim (California) pela Santo Angelo e com seu senso de ritmo e estilo, aliados a uma técnica impecável, ganhou facilmente a atenção do público estrangeiro.

Atualmente tem como mentor o violonista Everton Gloeden, fundador do Quarteto Brasileiro de Violões.

Além de escrever artigos, livros, e ministrar workshops por todo o país, Ricardo continua compondo, gravando e produzindo incansavelmente, como um perfeccionista do som, sempre coerente com sua arte e colocando o amor a música acima de tudo.
 
 

_citação do artista

 
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar um instrumento, faça apenas música."
 
 

_discografia

 
  • 513151-ricardo-giuffrida_cd_em-alto-e-bom-som-.jpg
     
    2011 - Em Alto e Bom Som
  • 073107-ricardo-giuffrida_cd_guitara-100-fronteiras-.jpg
     
    2010 - Guitarras 100 Fronteiras

_hashtags

 
#horasnoestudio #futeboldemesa #MinhaEsposaMinhaInspiracao #TampodeAbeto #KillswitchAcousticL
 
 
 
 
Desenvolvido por Sopa de Ideias
Desenvolvido por Sopa de Ideias